14/10/2010

Postura de Repouso no Sono

Decúbito Dorsal - dormir com a barriga para cima

O famoso pediatra norte americano, Aldo E. Nelson, referindo-se a posição, toda encolhida do feto humano, dentro da barriga da mãe, chamou a esta ocorrência de “Posição de Conforto”.

Tanto ele como vários outros pediatras internacionais, já se puseram de acordo para dizer que, a perda de peso, que todo neonato, sofre no 1° mês de vida, é decorrente de um verdadeiro estresse, que o neonato sofre, com a mudança do meio líquido, onde estava instalado, para o meio sólido, para onde passa a ser colocado. Isto é, leito ou berço, durante o seu período de repouso e sono.

Os fisiologistas e os embriologistas afirmam que quando o saco amniótico está perfeitamente fechado, qualquer pressão exercida, quer pela mãe, quer por agentes externos, contra o abdômen da mãe grávida. A pressão no interior do saco amniótico é sempre igual, para cada cm² do embrião ou feto. Fato este importantíssimo, no crescimento normal, harmônico, delicado e simétrico, do ser em gestação.

Durante os primeiros meses de vida do individuo, é possível, haver crescimento com desvio da estética e da normalidade da pessoa, quando, desde os primeiros dias de vida, são induzidas a assumir, na postura de repouso no sono, decúbitos inadequados, isto é, ventral e ou lateral.

Nesta época, os neonatos passam no leito, até 22 horas por dia, e os seus ossos, articulações e ligamentos, ainda não estão suficientemente calcificados, para evitar as deformações, causadas pela ação da gravidade, nas áreas de apoio corporal, devido ao relaxamento neuromuscular provado pelo sono.


As Vantagens e Indicações do decúbito DORSAL na postura de repouso no sono, ou seja, dormir com a barriga para cima.



1) Dormir habitualmente de barriga para cima, desde muito jovem, e mesmo a vida inteira, é muito favorável no crescimento ideal do individuo, porque nesta posição ou decúbito, a área de apoio do corpo do individuo sobre o leito, é a maior possível, por isso, cada cm² do corpo dele, recebe a mesma pressão da gravidade.

2) No decúbito DORSAL, a disposição corporal sobre o leito, e a melhor possível, no sentido de equilíbrio e estabilidade do mesmo. Por isso a movimentação corporal, para aliviar as pressões de apoio, é mínima e, o sono passa a ser mais profundo, tranqüilo e duradouro.

3) As áreas nobres da face ficam fora das áreas de apoio direto sobre o leito. Portanto, as órbitas, os globos oculares, o nariz, as arcadas dentárias e os dentes, os lábios, as orelhas, não sofrem pressões extraordinárias durante o período de repouso e sono. Crescem normalmente, simetricamente e delicadas, obedecendo somente às determinações da herança.

4) A coluna vertebral, constituída de 34 ossos, ligamentos e músculos, e que no individuo se localiza na periferia das costas, se apóia muito bem no leito, favorecendo o seu crescimento e alinhamento.

5) As duas escápulas, ossos grandes e posteriores também se apóiam favoravelmente no leito.

6) Os membros inferiores bem longos e pesados se apóiam sobre o leito sem necessidade de haver super posições dos mesmos, para equilíbrio corporal durante a postura de repouso no sono.

7) No decúbito DORSAL, com a melhor disposição das varias partes anatômicas sobre o leito, há melhorares condições para o relaxamento das musculaturas, ligamentos e articulações, o que favorece um sono mais profundo recuperador.

8) A circulação sanguínea é mais completa e livre de pontos de represamentos.

9) Melhores condições, para acomodação das vísceras abdominais, e a sua movimentação natural.

10) No decúbito DORSAL as condições de relaxamento, reposição de energia e circulação geral são as melhores possíveis, por isso, o individuo acorda bem humorado e descansado. Sem dores, dores de coluna. Quando se levanta e passa andar, não sente tonturas. Não sofre de astigmatismo, não precisa de óculos para ver nitidamente, logo que acorda.


Para melhor aceitação e compreensão do s itens acima faremos novas considerações.

As partes anatômicas e partes da face, ficando em decúbito DORSAL fora das áreas de apoio, crescem simetricamente, delicadamente de acordo com a sua herança.

As órbitas e os globos-oculares sem a excitação extra, provocada pela ação de apoio, crescem o suficiente e os eixos ântero-posteriores dos globos-oculares fica parado em torno de 21 mm, o que lhes confere uma visão normal, Emetropia.

Em contra partida, os indivíduos que desde jovens passam a deitar na postura de repouso e sono em decúbitos alterais e apóiam na parede lateral das órbitas, que é transmitido aos globos-oculares, que podem atingir 27 mm nos eixos ântero-posteriores, causando uma Miopia bem acentuada.

Os indivíduos que desde jovens usam como postura de repouso no sono o decúbito ventral e apóiam a órbitas, perpendicularmente ao leito, produzem um achatamento no eixo ântero-posterior das mesmas e os globos oculares também são atingidos neste encurtamento do eixo ântero-posterior que passam a ter entre 20 mm até 17 mm, o que provoca uma Hipermetropia.

Nesses dois decúbitos, os globos oculares, podem ser pressionados diretamente, sobre travesseiros em partes anatômicas do próprio individuo, mão, braço, dedos e provocam uma mudança na esferocidade da córnea, o que provoca o Astigmatismo. Portanto, os indivíduos que usam habitualmente o decúbito DORSAL estão livres destes problemas visuais.

Nos decúbitos laterais e ventral o nariz do individuo poderá ser comprimido contra o leito de várias formas, achatamentos da base e dos próprios ossos, formando o nariz negróide, esparramado sobre o lábio superior com evidente aumento do vermelhão dos lábios, como também, pode ser comprimido de baixo para cima criando os diversos graus de nariz arrebitado.



Nestes decúbitos inadequados, as arcadas dentarias podem sofrer compressões laterais, sofrendo desvios linguais ou palatinas, com perda de tamanho e forma, provocando encavalamento dos dentes, principalmente os permanentes. Esta perda de tamanho também é causa de dentes inclusos, principalmente dos três molares que são os últimos a nascer. Podemos acrescentar também os desvios das articulações temperos-mandibulares, com dores e barulhos.

As deformações auriculares, com aumento exagerado das mesmas, e extinção dos lóbulos das orelhas. Orelhas em abano causadas pelas várias posições de apoio dos pavilhões articulares durante a postura de repouso no sono em decúbitos laterais.

A condição de repouso no sono em decúbito DORSAL é tão favorável ao crescimento normal e natural do individuo, que por isso apresentara uma harmonia muito grande entre todos os elementos faciais. Uma simetria matemática na forma e tamanho de todos os componentes pares da face: orelhas, nariz, arcadas dentarias, globos oculares e órbitas.

As pessoas que habitualmente usam o decúbito ventral, principalmente as obesas, normalmente apresentam uma camada bem grande de gordura de depósito em torno de suas vísceras, principalmente na região abdominal. No decúbito ventral, correm o risco maior de sofrer de Infarto do Miocárdio, porque neste decúbito os dois pulmões comprimem o coração contra os arcos costais, prejudicando a circulação do ventrículo esquerdo, mas alem disso, as vísceras abdominais pressionam o diafragma para cima, em direção ao tórax, complicando ainda mais a circulação cardíaca.

Outra vantagem que o decúbito DORSAL apresenta para aqueles que o usam habitualmente é protegê-los das varizes, das úlceras, joanetes, de vários tipos de pernas tortas, porque neste decúbito não há superposições dos membros inferiores, durante a postura de repouso e sono.

Para completar esta série de vantagens atribuídas ao decúbito DORSAL, não poderíamos deixar de comentar a importância deste decúbito para as mulheres, brancas, negras, pobres e ricas do mundo todo, para o bom desenvolvimento e conservação da estética feminina das suas mamas. Isto porque, neste decúbito DORSAL as mamas se tornam bem aparentes desde os 12 anos, crescem na puberdade e na gravidez, sem perda de forma e estética.

Retornando ao volume normal após o aleitamento, sem quedas e sem mudanças de forma e simetria. Isto porque no decúbito DORSAL sua irrigação sanguínea é perfeita e elas não são pressionadas contra o leito.

texto: dr. Celso Vita de Lacerda Abreu

assuntos relacionados http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/sono/te0412200420.shtml