29/06/2011

Yogaterapia - Aulas GRATUITAS!!



Aulas de Yoga para pessoas com doenças reumáticas.

todas as segundas-feiras, de 14 às 15h
Local: Clube PREVI - Previdenciários
Salão piso verde - 712/912
Asa sul

Instrutora- Evânia Oliva











ABRAPAR - Associação Brasiliense de Pacientes Reumáticos



Aulas GRATUITAS!

21/06/2011

Essências Aromáticas


A difusão de Aromas é a técnica mais tradicional na aplicação de óleos essenciais. As essências e os óleos são verdadeiras maravilhas produzidas por plantas aromáticas.

Na década de 80, os óleos essenciais começaram a ser aplicados por terapeutas corporais como massoterapeutas e esteticistas. Suas técnicas de aplicação alcançaram os SPAS de todo o mundo, com a popularização do uso surgiu o conceito da Aromaterapia.

Hoje em dia há várias possibilidades de aplicação destes óleos, podemos utilizá-los em massagens, banhos, compressas, com argila, inalação, difusores, pulverização e em pastilhas.

Os óleos vegetais obtidos pela prensagem a frio de sementes de plantas oleagionosas, são óleos ricos em vitaminas, ácidos graxos, proteínas e sais minerais.

Os óleos vegetais promovem a maciez e hidratação da pele, penetram integralmente.


Um exemplo
óleo de LAVANDA
(Atua no Sistema Nervoso)

Lavanda significa lavar. O óleo Essencial de Lavanda é o mais consumido no mundo, além de ter um maravilhoso perfume, é o óleo anti-estresse, daí o volume elevado no consumo. A lavanda acalma e tranquiliza imediatamente.

Na insônia 1 gota de óleo essencial de lavanda no travesseiro.

O óleo essencial de lavanda trata dores originárias por tensão, por excesso de esforço físico ou pancadas, alivia o sintoma de torcicolos, cólicas menstruais, estocais, espasmos musculares, tendinites, dor nos pés e nas costas.

No ambiente o óleo essencial de lavanda proporciona paz, harmonia e aconchego. É excelente para equilibrar o ambiente após eventos tumultuados ou até mesmo conturbados por discussões e conflitos.

A lavanda leva-nos a conexão com o altruísmo e bondade, facilita ultrapassar momentos de esgotamento físico e emocional.

Massagem de Pressão sobre a Panturrilha

É um método peculiar de pressionar as partes inferiores das pernas, sendo útil quando as pernas doem devido à fadiga e ao calor ou se sentem sem vida.
A pressão forte aumenta a circulação do sangue nas pernas e revitaliza seus músculos.


Proporciona uma sensação imediata de bem-estar em uma pessoa

fatigada que sente dores nas pernas e nos pés.



Execução,

Faça a pessoa se deitar de barriga para cima numa postura relaxada. Pressione a parte inferior da perna segurando-a entre a sua panturrilha e a coxa e aplicando uma pressão.

(veja imagem da criança)







-Esta pressão é aplicada aproximando a panturrilha da coxa.


-Cuidado para não aplicar pressão em excesso.


-Pergunte para a pessoa a cada vez se a pressão que você está aplicando é tolerável.


-Repita este processo em partes diferentes de ambas as porções inferiores das pernas.







Caso você não tenha uma pessoa para auxiliá-la na massagem, pode-se usar uma almofadinha mais firme, ou até mesmo um tecido bem durinho enrolado e posto nas panturrilhas.


veja a sequencia a seguir



Comece pressionando bem atrás de cada joelho, lá no topo da panturrilha


Faça uma perna por vez, de cima até embaixo



Caso não consiga apoiar completamente a parte anterior da sua perna
no chão, então use uma manta dobrada abaixo dos seus pés
e lembre-se: coluna alinhada(reta)


Use a manta como apoio e a almofadinha na panturrilha,
vá gradativamente soltando o peso do corpo em cima das pernas


Finalize essa massagem com um rolinho abaixo
do seu sacro(abaixo da lombar)
Procure sentir cada passo no seu corpo
Relaxe, solte o seu corpo



Contra-indicado para pessoas que apresentam sistema circulatório deficiente e algumas doenças, como: trombose, infecções agudas, insuficiência cardíaca, hipertensão, câncer, úlceras de pernas e doenças venosas.



Fonte- AYURVEDA - A medicina indiana que promove a saúde integral, dra. Vinod Verma, Nova Era, 2003.

19/06/2011

O Espaço OLIVA Terapias tem como missão oferecer tratamentos terapêuticos e fisioterapêuticos voltados aos cuidados de saúde, atuando na prevenção dos males relacionados às Atividades de vida diária (AVDs) e Atividades laborativas (AVPs).

O nosso trabalho é realizado visando a Saúde e Qualidade de Vida.
Saúde, Fisioterapia, Equoterapia,
Terapias
Orientais, Yoga e Massoterapia.


Seja bem-vindo!!!!
Evânia Oliva


16/06/2011

A prática da YOGA



O esforço e o desapego

A prática da yoga proporciona estabilidade, firmeza, conforto, doçura e relaxamento. Além disso, a yoga também facilita a habilidade do praticante na busca do aprofundamento, a fim de se encontrar um equilíbrio entre a estabilidade e o conforto.

O poder do esforço adequado

O esforço adequado para sua meta fundamenta a jornada da yoga. Outro conceito que fundamenta sua prática é a repetição, que se relaciona à disciplina.

Em nível mais profundo, a yoga transcende a prática regular e disciplinada das técnicas em si mesmas, porque nos aproxima da sensação de que, em realidade, já somos o Ser ilimitado que buscamos, mas não a personalidade limitada do ego, com o qual nos identificamos.

O poder do desapego

A prática da yoga possibilita a dissociação da nossa identificação com essa personalidade cotidiana. A atividade da yoga faculta que o praticante busque o desapego, que é erroneamente confundido com desamor. Desapego, na realidade, é um nível de amor impessoal, mais próximo do amor de Deus por nós, porque o amor humano é egoísta, se compraz com a posse do outro, enquanto o amor possibilitado pela prática da yoga nos aproxima do amor puro e impessoal e, portanto, desapegado. Um amor liberto das amarras do ego, que também é erroneamente confundido com libertinagem e amoralidade.

Equilíbrio cuidadoso

Portanto, o que é necessário para desdobrar o pleno potencial de libertação viabilizado pela prática da yoga é um equilíbrio cuidadoso entre a prática e o desapego, entre o esforço e a entrega. O equilíbrio entre o nosso verdadeiro Ser, nosso Espírito imortal, e os desejos e as aversões da personalidade, por intermédio da maturidade espiritual.

Este equilíbrio fundamenta o caminho da yoga, tornando-se uma realidade viva, ao trazer qualidades positivas para nosso cotidiano e deixando que padrões centrais negativos possam ir se dissolvendo naturalmente ao longo do caminho.


08/06/2011

Aulas particulares de Yoga



Tadásana


Marieyasana


variante da Marieyasana



Trikonasana com bloquinho


Trikonasana com bloquinho


Uttanasana com bloquinho



Aula realizada após uma anamnese+avaliação fisioterapêutica,

Você pode fazer uma aula experimental.



01/06/2011

Terapia REIKI










Massagem Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando o fluido linfático (linfa) até os gânglios linfáticos.


( Rosto e Corpo )
(drenagem corporal,
drenagem pré e pós-operatório)

A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas



O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com os glóbulos brancos para a proteção do organismo contra bactérias e vírus invasores.


O sistema linfático possui três funções interrelacionadas:

(1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais;

(2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório; e

(3) produção de células imunes.


A técnica da drenagem linfática foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e por sua esposa. Posteriormente, a técnica foi aprimorada, tornando-se popular.


A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e dos resíduos metabólicos, encaminhando-os aos vasos capilares.

A técnica pode ser aplicada de forma manual, por meio de movimentos circulares específicos com as mãos, como uma massagem, que direciona os resíduos depositados sob o músculo, para que sejam eliminados pelo próprio corpo.



Além disso, a drenagem também pode ser feita com o uso de aparelhos, que – assim como a drenagem manual – melhoram a condição das linfas.

A técnica estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.
CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO

Possui contra-indicação absoluta em casos de trombose

venosa profunda e quando existe a suspeita ou se está em tratamento de câncer.


Pessoas cardíacas ou coma pressão alta possuem contra-indicações

relativas salvo quando controladas por medicamentos.




É absolutamente indicado para gestantes, principalmente, para

aliviar as dores do corpo muito inchado nos últimos meses da gravidez.



MARQUE SEU ATENDIMENTO E SINTA OS BENEFÍCIOS DESSA TÉCNICA