24/11/2011



23/11/2011

MASSAGENS E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO




EFEITOS DAS MASSAGENS
Ao colaborar com a circulação sanguínea e linfática, a massagem beneficia o funcionamento de todo o organismo, além de provocar diversas reações, pois, a massagem é estimulante, desintoxicante e relaxante, possuindo ainda efeito revigorante e terapêutico, em casos específicos.
Destaque-se, contudo, os mais importantes efeitos sobre diferentes regiões e órgãos do corpo, a saber:

a) EPIDERME – (pele), sobre a cútis a massagem exerce efeito higiênico, proporcionando a desobstrução dos poros e a eliminação das impurezas e do suor, e ainda deixando a pele mais elástica e flexível. Outro efeito é o aumento de circulação cutânea, o que provoca a dilatação das arteríolas, das vênulas e dos capilares, aumentando a temperatura do corpo e rubor da pele. Além disso, a massagem atua sobre as células velhas, apressando sua eliminação e substituição por células novas.

b) TECIDO CELULAR SUB-CUTANEO, esse tecido acha-se entre a pele o músculo e por sua superfície circulam vasos sanguíneos e linfáticos. A massagem, aplicada sobre esse tecido, repara os males causados pela insuficiência circulatória.

c) CIRCULAÇÃO SANGUINEA E LINFÁTICA, a massagem por sua ação mecânica e reflexa promove a eliminação dos humores linfáticos e nervosos e, em decorrência, o trabalho cardíaco é aliviado, com a melhor circulação do sangue para todos os órgãos.

d) MÚSCULOS, a massagem reforça as condições de resistência do músculo fatigado e impede que o cansaço se acumule num músculo submetido a exercícios prolongados, isto porque alem dos efeitos relaxantes e sedativos, ela produz também reações estimulantes e revigorastes. É que o aquecimento e a ativação dos músculos descontraem a musculatura, removendo principalmente o ácido láctico e o gás carbônico acumulado nas células e, em substituição, transporta mais rapidamente o oxigênio aos tecidos.

e) TÓRAX, a massagem sobre o tórax age sobre o aparelho respiratório, forçando o individuo a ajustar a respiração ao movimento rítmico das manipulações aplicadas, adequando assim à cadência respiratória e ainda alargando o movimento das costelas com as vértebras, o que favorece o fortalecimento dos músculos do pescoço. Ao agir sobre o tórax, a conjugação da massagem com os exercícios respiratórios beneficia e fortalece adequadamente o coração e os pulmões, pelo alargamento da caixa torácica, o que é muito importante especialmente para os desportistas.

f) ABDOMEN, a massagem sobre a região abdominal, além de colaborar no descongestionamento dos órgãos viscerais, permite a regularização e normalidade de seu funcionamento. As manipulações continuadas sobre os nervos abdominais promovem o repouso e o relaxamento das terminações sensitivas localizadas nessa região.

g) SISTEMA NERVOSO, a massagem para o sistema nervoso é de reflexo abrangente, pois todo o organismo, de maneiras diversas, responde aos diferentes estímulos recebidos. Quando as massagens forem enérgicas produzem efeitos excitantes, ao contrario das manipulações suaves, que acalmam, relaxam e diminuem a sensibilidade dos terminais nervosos e com isso, proporcionam alivio para os casos dolorosos ou espasmódicos.

h) COLUNA VERTEBRAL, a massagem para a coluna vertebral constitui um dos métodos de tratamento mais apropriados para os males tão conhecidos da espinha, pois atua sobre o centro de uma vasta região nervosa e muscular ali localizada.


FUNÇÕES DA MASSAGEM –
Preventiva – para fortalecimento dos músculos, revigoramento físico, relaxamento do sistema nervoso, higiene corporal, rejuvenescimento da pele, estética e outros.
Terapêutica – com o objetivo de colaborar no tratamento de vários males, sejam de natureza ortopédica, inclusive da coluna vertebral ou de outras causas patológicas (doentias), visando amenizar, recuperar ou obstar o seu avanço.
Fonte - Djalma Menezes, Como evitar os males da coluna vertebral após os 20 anos.