04/12/2011

O que são os doshas?

Os doshas ou biotipos são a combinação singular dos cinco elementos presentes na natureza e no homem: espaço, ar, fogo, água e terra.

Todos os seres humanos tem todos os cinco elementos, mas em proporções distintas. Cada ser é único e expressa determinadas características de acordo com seu tipo de constituição psico-física.

Eles são:

Vata
Espaço e ar constituem o biotipo Vata:
Pessoas sob esta influência são ágeis, criativas e flexíveis. Geralmente magras, tem sensibilidade ao frio e em desequilíbrio estão predispostas à angústia e ansiedade.

Pitta
Fogo e água constituem o biotipo Pitta:
Pessoas regidas por esse dosha tem determinação e perspicácia. Com estrutura muscular moderada, tem sensibilidade ao calor e em desequilíbrio se tornam irritadas e impacientes.

Kapha
Terra e água constituem o biotipo Kapha:
Pessoas dessa natureza são estáveis, afetuosas e diplomáticas. Tem estrutura corporal pesada com propensão à obesidade e em desequilíbrio se tornam preguiçosas e letárgicas.

Descubra seu dosha, toque na imagem para ampliar

02/12/2011

VOCÊ É O AR QUE RESPIRA - Longe de ser apenas uma função automática do corpo, a boa respiração traz inúmeros benefícios: devolve o sono, a concentração e sobretudo a calma.


AUTOPERCEPÇÃO - Sim, a respiração se reeduca. As primeiras lições dessa mudança de hábito são simples, porém demandam concentração e atenção especial a si mesmo. É como se respirar precisasse, provisoriamente, de um período de fiscalização para se restabelecer. Por isso:

* Escolha lugares calmos e silenciosos para começar a respirar correta
mente.

* Sinta sempre o ar a caminho dos pulmões e do diafragma e devolva-o sem esforço, naturalmente.

* Nunca segure o ar a ponto de causar incômodo.

* Em momentos do dia em que a respiração muda, seja por estresse ou cansaço, procure respirar calma e profundamente para exercitar o ritmo ideal.

* Torne a respiração um prazer cotidiano.



ABUSE DAS NARINAS - Todo mundo já ouviu a frase: "Inspire pelo nariz e expire pela boca". A verdade é que a boca deve ficar de fora desse mecanismo e a própria anatomia do corpo explica por que as narinas são fundamentais para manter o equilíbrio:

Na entrada - o ar mais frio e seco que entra pelas narinas sofrerá um aquecimento por umidificação e será filtrado para chegar aos pulmões na temperatura certa para o corpo. Também ocorre uma filtragem de partículas de poeira e microrganismos do ar, que grudam no muco que reveste os cílios nasais. Só então o ar está em condições ideais para alcançar as demais etapas do sistema respiratório.

Na saída - ao passar novamente pelas narinas, o ar movimenta os cílios nasais e expulsa deles as partículas que ficaram retidas no muco protetor, que na entrada fez o papel de filtro. Esse processo é importante para evitar o acúmulo de resíduos e do muco, que prejudica a respiração. Ao soltar o ar pela boca tornamos impossível essa limpeza das vias nasais.

Respirar mais lentamente ajuda a hidratar o organismo.