“A atividade física regular aumenta a vida média atenuando as alterações relacionadas à idade biológica, além de promover efeitos sobre a saúde e o bem-estar” (ACSM, 2008)
Mais de 10 anos da publicação desta recomendação, novos estudos foram surgindo acrescentando os benefícios da intensidade e freqüência da atividade física sobre a saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
Dessa maneira, em 2007, o American College of Sports Medicine (ACSM) e o American Heart Association atualizaram seu posicionamento quanto a melhor prescrição de atividades físicas para a população, onde, resumidamente, os adultos saudáveis devem realizar atividades físicas aeróbias moderadas por no mínimo 30 minutos diários e freqüência de 5 vezes por semana, ou aeróbias de alta intensidade por no mínimo 20 minutos por dia 3 vezes por semana.
Há ainda a possibilidade da combinação de ambas intensidades. Além disso, todo adulto deve praticar exercícios que mantenham ou aumentem a força muscular e a resistência num mínimo de 2 vezes por semana (ver artigo na íntegra). Em termos populacionais estas recomendações comprovadamente trarão benefícios na qualidade de vida dos indivíduos.