09/09/2011

Exercício de pisar o bambu


A sola dos pés é uma zona de aglomeração dos vasos capilares e nervos periféricos, os quais estão diretamente ligados com todos os órgãos, sendo por isso chamada de segundo coração do corpo humano.

Outra função importante dos pés é a de equilibrar o balanceamento total do corpo humano, inclusive o das funções orgânicas.

O pé esquerdo é o mais importante, pois ele determina a capacidade do homem manter a sua posição vertical. A dimensão do calcanhar do pé esquerdo é maior e o tempo em que em contato com o chão é mais longo. Assim com a perna, esta dá um passo
maior que a direita.

O exercício de pisar o bambu é ideal para fortalecer essas funções fundamentais dos pés yin e yang, que refletem todos os nossos órgãos.

Esse exercício oferece: auto-estimulação positiva e autovivificação.

Para utilizar o bambu semicircular e circular, fique em pé sobre ela e pise numa velocidade de 60 a 90 vezes por minuto, acompanhando o próprio ritmo da pulsação cardíaca, durante 3 a 10 minutos.


fonte- Ginástica Regenerativa Humana, texto síntese de Tomio Kikuchi.

02/09/2011

Sobre Evânia Oliva

Evânia Oliva é fisioterapeuta, Bacharel em Fisioterapia pelo Uniceub - Centro Universitário de Brasília e atua na área de saúde há mais de 10 anos.

No início da carreira, Evânia trabalhou com Shantala no Projeto Tocar, por dois anos no Varjão e por mais dois anos na creche Camege, situada no final da Asa Norte. A partir do segundo ano, além de atuar como terapeuta, foi coordenadora.

Para ampliar sua formação, certificou-se em vários tratamentos alternativos, incluindo: Reiki (níveis 1 e 2), Shiatsu-Zen e Shiatsu-do(por quatro anos), Massoterapias (ayurvédica, bambu, estéticas e relaxantes), entre outros. Recentemente (outubro de 2012) concluiu o curso de Homeopatia, com duração de um ano, ministrado pelo Instituto SOMAR.

Tem participado em vários workshops e cursos de aprofundamento, para contínua atualização e aperfeiçoamento.

É estudante avançada de Yoga (há mais de 6 anos) e também Instrutora, já vem no decorrer desses anos realizando trabalhos em grupos com Ginástica Laboral, Ginástica Psicofísica, aulas particulares de YOGA (saiba mais) e em grupo.

Também possui experiência adquirida como voluntária na Cruz Vermelha Brasileira -Brasília, onde fez o Curso de Formação Básica Institucional e Curso de Primeiros Socorros em Nível Básico.



Equoterapia


É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo com base em uma abordagem interdisciplinar, com foco nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O cavalo como agente cinesioterapêutico

É importante destacar que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) regula e reconhece a prática da equoterapia como um recurso terapêutico de fisioterapia e terapia ocupacional, segundo a Resolução n° 348, do referido colegiado.

Evânia Oliva

É fisioterapeuta, Bacharel em Fisioterapia pelo Uniceub - Centro Universitário de Brasília, com formação pela ANDE - Associação Nacional de Equoterapia. Possui experiência na Sociedade Hípica de Brasília e no Centro de Equoterapia APOIAR, além de mais de 10 anos de experiência com terapias voltadas à saúde e bem-estar.

Saiba mais

http://www.coffito.org.br/

http://www.equoterapia.org.br/


Massagem S H A N T A L A



A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia.






Foi descoberta quando o médico

francês Frédérick Leboyer,

de passagem pela Índia,

se deparou com a cena de uma mulher numa calçada

pública massageando seu bebê.









Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação

de caridade em Pilkhana, Calcutá. Shantala é uma massagem indiana voltada para bebês e crianças pequenas.






Um aspecto que transpõe as pesquisas

científicas e suas comprovações: é a relação Mãe-Filho/Pai-Filho. A relação, interação e vinculação que encantou Leboyer e que no Ocidente vem a ser uma forma dos pais apronfudarem o vínculo afetivo com seus bebês.


Aulas particulares ou Oficinas em grupo para aprender a Shantala, entre e contato e saiba como fazer.





"Sem amor, a inteligência é perigosa; Sem inteligência,

o amor não é suficiente."

(Ashley Montagu)