16/06/2011

A prática da YOGA



O esforço e o desapego

A prática da yoga proporciona estabilidade, firmeza, conforto, doçura e relaxamento. Além disso, a yoga também facilita a habilidade do praticante na busca do aprofundamento, a fim de se encontrar um equilíbrio entre a estabilidade e o conforto.

O poder do esforço adequado

O esforço adequado para sua meta fundamenta a jornada da yoga. Outro conceito que fundamenta sua prática é a repetição, que se relaciona à disciplina.

Em nível mais profundo, a yoga transcende a prática regular e disciplinada das técnicas em si mesmas, porque nos aproxima da sensação de que, em realidade, já somos o Ser ilimitado que buscamos, mas não a personalidade limitada do ego, com o qual nos identificamos.

O poder do desapego

A prática da yoga possibilita a dissociação da nossa identificação com essa personalidade cotidiana. A atividade da yoga faculta que o praticante busque o desapego, que é erroneamente confundido com desamor. Desapego, na realidade, é um nível de amor impessoal, mais próximo do amor de Deus por nós, porque o amor humano é egoísta, se compraz com a posse do outro, enquanto o amor possibilitado pela prática da yoga nos aproxima do amor puro e impessoal e, portanto, desapegado. Um amor liberto das amarras do ego, que também é erroneamente confundido com libertinagem e amoralidade.

Equilíbrio cuidadoso

Portanto, o que é necessário para desdobrar o pleno potencial de libertação viabilizado pela prática da yoga é um equilíbrio cuidadoso entre a prática e o desapego, entre o esforço e a entrega. O equilíbrio entre o nosso verdadeiro Ser, nosso Espírito imortal, e os desejos e as aversões da personalidade, por intermédio da maturidade espiritual.

Este equilíbrio fundamenta o caminho da yoga, tornando-se uma realidade viva, ao trazer qualidades positivas para nosso cotidiano e deixando que padrões centrais negativos possam ir se dissolvendo naturalmente ao longo do caminho.